Publicado em 09/07/2025
Sesc Visão entrega 165 óculos no Ministério Apostólico Maanaim
- Saúde

Os pacientes atendidos entre 30 de maio e 1º de junho receberam o benefício com alegria e muita emoção
Despertar olhares mais coloridos, sorrisos no rosto e corações repletos de felicidade é parte do propósito do Sesc Saúde Visão. Seguindo com esse objetivo, nesta terça-feira (8/7) aconteceu mais uma entrega de óculos para pessoas atendidas pela equipe da unidade móvel no Ministério Apostólico Maanaim, localizado no Jardim Santo Antônio, em Goiânia (GO).
Foram realizados 180 atendimentos entre os dias 30 de maio e 1º de junho, dos quais 165 pessoas foram diagnosticadas com a necessidade do uso de óculos por erros refracionais como miopia, astigmatismo, presbiopia e hipermetropia.
De acordo com diretor regional do Sesc Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, “o Sesc Visão é um dos projetos mais emocionantes e inspiradores que nós temos. Possibilitar a melhoria da visão por meio dos óculos é extremamente importante para muitas pessoas carentes, por isso temos orgulho de oferecer essa oportunidade que devolve o direito de ver com mais qualidade a muitas famílias”, destaca.
Um caso que chamou a atenção entre as pessoas atendidas foi o da pequena Kemilly Esther, de apenas três anos de idade, que passou pela sua primeira consulta oftalmológica. Ao perceber que a menina enxergava com muita dificuldade apertando os olhinhos para ver, a avó Maria da Cruz a levou para a consulta assim que soube dos atendimentos do Sesc Visão na região. Após passar pela consulta com a médica oftalmologista, Kemilly recebeu o encaminhamento para realizar o tratamento de estrabismo com o uso de tampão para melhorar o desvio do globo ocular.
Durante a consulta, ela ainda foi diagnosticada com hipermetropia, que é a dificuldade para enxergar de perto, com 4,00 graus do olho direito e 4,50 do olho esquerdo, além de astigmatismo, cuja dificuldade está concentrada em ver de longe, com -0,50 do olho direito e -0,50 do olho esquerdo. Após colocar os óculos ela já esboçou sorrisos, deixou a timidez mais de lado e com seu jeito meigo de criança demonstrou estar mais animada por estar enxergando melhor.
Conforme com a médica do Sesc Visão, Aline Rabelo, durante a consulta “a principal queixa da família da Kemilly foi o desvio dos olhos da pequena, mas existe uma dificuldade enorme para ver de perto, por isso os óculos são extremamente necessários para ela. Como a criança é muito pequena e tem uma visão difícil, às vezes não consegue explicar como está vendo ou pedir ajuda de um adulto. Com os óculos, ela terá grande melhoria no desenvolvimento, além de liberdade e autonomia no convívio social”, explica.
Segundo a avó de Kemilly, Maria da Cruz, que inscreveu primeiramente a neta e também precisou passar pelo atendimento oftalmológico, receber o benefício proporcionou emoção e gratidão em dobro. “Eu agradeço muito mesmo, porque eu também estava precisando de óculos e eu não estava conseguindo comprar porque eu não tenho condições de pagar um óculos, e estou muito feliz e agradeço ao Sesc pelo meu atendimento e pelo da minha neta”, afirma.
Para a dona de casa, Eliane Dias de Oliveira, receber os óculos novos foi um momento de grande felicidade e gratidão, pois os ganhou como um belo presente. “Já tinha muito tempo que eu não fazia uma consulta, aí como meus óculos quebraram e não tive condições de fazer outro, eu aproveitei a oportunidade de vir aqui com todas as forças que eu pude. Fui uma das primeiras a chegar e foi gratificante receber esse atendimento que foi importante para mim e para muita gente”, enfatiza.
Confira o vídeo dessa entrega: