Publicado em 18/09/2025

Hora de Brincar do Sesc Goiás resgata tradições e transforma a infância com criatividade e movimento

Projeto valoriza jogos e brincadeiras populares, promove integração entre gerações e oferece alternativas saudáveis ao mundo digital

 

O projeto “Hora de Brincar”, realizado duas vezes por semana no Sesc Campinas, vem atraindo e encantando crianças e famílias ao resgatar jogos e brincadeiras populares que marcaram gerações. Além das atividades tradicionais, a iniciativa inclui dinâmicas de arte, dança e interpretação, criando um espaço de lazer, convivência e interação em um ambiente totalmente desconectado do mundo digital.

Entre as atividades, estão Jogo da velha humano, oficinas de papel, contação de histórias, amarelinha, pega-pega, pula corda, passa anel, cabo de guerra e muitas outras brincadeiras que valorizam as tradições culturais e estimulam a imaginação infantil. Mais do que diversão, o projeto Hora de Brincar contribui, de forma leve e espontânea, para o desenvolvimento da coordenação motora, do equilíbrio, da noção espacial e do ritmo, ao mesmo tempo em que fortalece a criatividade e o convívio coletivo. Muito além da brincadeira, o projeto se consolida como um espaço de cultura, vínculos e descobertas que marcam a infância de maneira positiva e inesquecível.

Segundo a educadora e recreadora do Sesc Campinas, Leandra Nunes, a ação é também uma oportunidade para que meninos e meninas conheçam brincadeiras que fizeram parte da infância de seus pais e avós, criando uma ponte entre gerações. “É um momento de redescoberta e de fortalecimento de laços, já que os pais também são convidados a participar junto com os filhos. Essa vivência familiar é um dos diferenciais do projeto, que transforma simples encontros em experiências ricas de integração”, destaca.

A fotógrafa Ingryd de Oliveira é mãe da Sofia, de 7 anos, compartilha a mudança que viu na filha após mais de um ano participando do projeto. Ela conta que a filha não gosta de perder um dia de atividades e considera a escolha uma das melhores decisões que já tomou. “Antes, ela ficava só no celular e na TV, mas hoje a Sofia é outra criança: mais comunicativa, interage muito bem com as outras crianças e desenvolveu muitas habilidades novas. Em casa, deixa de assistir TV ou mexer no celular para desenhar e reproduzir o que aprende no projeto”, afirma.

Outra transformação que Ingryd percebeu na filha foi o interesse pela leitura. “Ela adora livros, sempre me pede para comprar novos exemplares e, quando as atividades acontecem na biblioteca do Sesc, participa com entusiasmo e sempre leva um para casa. No começo, eu lia para ela; hoje, é ela quem me incentiva. Acabamos criando o hábito de ler juntas, e eu agradeço muito ao Sesc por contribuir com esse processo tão rico”, finaliza.

Enquanto a mãe concedia a entrevista, Sofia estava bastante concentrada na atividade do dia: confeccionar o Boitatá, personagem do folclore brasileiro. A recreadora Leandra explica que antes de cada prática as crianças recebem informações sobre o tema trabalhado, unindo aprendizado e diversão. “Assim, além de brincar, elas conhecem histórias, lendas e personagens que fazem parte da nossa cultura, fortalecendo também o sentimento de pertencimento e identidade”, acrescenta.

O presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, ressalta a importância de iniciativas como essa para a formação das novas gerações. “O Hora de Brincar resgata valores simples e essenciais, que muitas vezes se perdem com a tecnologia. O Sesc cumpre sua missão de transformar vidas ao oferecer experiências que unem cultura, lazer e educação.”

Já o diretor regional do Sesc-Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destaca o caráter social do projeto.  Queremos proporcionar às crianças momentos que vão além da diversão. Estimulamos a criatividade, a convivência em grupo e o aprendizado de forma lúdica. É um projeto que promove qualidade de vida e fortalece vínculos familiares.”

O projeto Hora de Brincar é gratuito, aberto ao público a partir dos 4 anos de idade e acontece em diferentes edições, sempre com atividades pensadas e adaptadas para cada faixa etária. A cada encontro, as crianças vivenciam novas experiências de aprendizado, movimento e convivência, descobrindo alternativas saudáveis de lazer que estimulam a criatividade, fortalecem vínculos e contribuem para uma infância mais ativa e feliz.

Projeto Hora de Brincar

Idealizado há pouco mais de um ano pela equipe de recreação do Sesc Campinas, sob a coordenação de Diego Amorim, o projeto nasceu com o propósito de resgatar brincadeiras populares e incentivar o contato humano em detrimento do excesso de telas. Atualmente, sob a execução da educadora Leandra Nunes Mariano, mantém vivo o entusiasmo e compromisso com a proposta original.

Além do resgate cultural, o projeto também abraça a sustentabilidade, utilizando materiais recicláveis nas oficinas e estimulando a consciência ambiental desde cedo. A arte, nesse contexto, torna-se ferramenta educativa, capaz de desenvolver habilidades motoras e cognitivas, expressar sentimentos e fortalecer vínculos afetivos.

Consolidado como um espaço de cultura, vínculos e descobertas, o Hora de Brincar se tornou um verdadeiro respiro em meio ao excesso de tecnologia do cotidiano, marcando a infância de forma positiva, saudável e inesquecível.