Publicado em 01/09/2025

Café Sesc/TRE recebe Mary Del Priore para discutir sobre a velhice no Brasil

Iniciativa do Sesc Goiás e TRE-GO promove conhecimento e troca de experiências sobre um dos maiores desafios contemporâneos, a longevidade

 

O Café Sesc/TER – Palavras que Conectam recebe, no dia 12 de setembro, às 16h, a professora e historiadora Mary Del Priore, uma das maiores referências em história social e da vida privada no Brasil. O evento acontece no auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), na Praça Cívica, nº 300, em Goiânia, com entrada gratuita e aberta ao público.

Com o tema “Uma história da velhice no Brasil”, a palestra irá discutir como o envelhecimento foi compreendido e vivido ao longo dos séculos, refletindo sobre transformações culturais, sociais e políticas que moldaram a visão da sociedade sobre a velhice. A proposta é promover um diálogo acessível e profundo sobre um tema cada vez mais atual diante do envelhecimento populacional e dos desafios que ele traz.

Mary Del Priore é historiadora, professora e escritora, autora de mais de 50 livros que abordam a história da vida privada, das mulheres, da infância, da sexualidade e da cultura no Brasil. Doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e com pós-doutorado pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris, já recebeu prêmios nacionais e internacionais, como o Jabuti. Reconhecida pelo público e pela crítica, Del Priore é referência em tornar a história acessível, conectando passado e presente em uma linguagem envolvente.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi Carneiro, a iniciativa reforça o compromisso social da instituição. “Estamos comprometidos em levar conhecimento, promover reflexões e contribuir para a qualidade de vida da sociedade. Projetos como o Café Sesc/TRE reforçam o papel social do Sesc em estar próximo das pessoas, ouvindo e dialogando sobre temas que impactam o nosso dia a dia.”

O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destaca que a ação vai além do aprendizado. “Discutir a velhice é valorizar a experiência, a memória e a contribuição das pessoas que construíram a nossa história. O Café Sesc/TRE abre um espaço para que a sociedade reflita sobre como envelhecemos e como podemos criar ambientes mais acolhedores e inclusivos para todas as gerações.”

Projeto “Palavras que Conectam”
O Café Sesc TRE – Palavras que Conectam é uma iniciativa do Sesc Goiás, Tribunal Regional Eleitoral de Goiás e Sindicatos Cartorários, com curadoria dos professores Nasr Chaul e Lisandro Nogueira.

Com encontros mensais, o ciclo de palestras apresenta uma programação diversificada ao longo do ano, abordando temas como filosofia, psicologia, comportamento, saúde mental e espiritualidade. O objetivo é promover bem-estar, estimular o autoconhecimento e fomentar reflexões sobre os desafios do mundo contemporâneo.

 

Próximas palestras:
Tema: O suicídio no mundo contemporâneo
Palestrante: Monja Coen
Data: 1º de outubro de 2025
Horário: 16h

Tema: A era da ansiedade
Palestrante: Luiz Felipe Pondé
Data: 26 de novembro de 2025
Horário: 16h

SERVIÇO
Café Sesc/TRE: Palavras que Conectam
Tema: Uma história da velhice no Brasil
Palestrante: Mary Del Priore
Data: 12 de setembro (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Auditório do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Praça Cívica, nº 300 – Goiânia
Evento gratuito e aberto ao público