Publicado em 17/09/2025

Estudante do Sesc Cidadania conquista medalha de bronze na OBMEP 2024

Estudante do Sesc Cidadania conquista medalha de bronze na OBMEP 2024

Premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas será realizada nesta quinta-feira, 25 de setembro, na Universidade Federal de Goiás

O estudante Bernardo Trindade Farah, do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais (EFAF) do Sesc Cidadania, em Goiânia, conquistou medalha de bronze na 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente ao ano de 2024. A cerimônia de premiação acontece nesta quinta-feira (25), no Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, na Universidade Federal de Goiás (UFG).

Criada em 2005, a OBMEP é considerada a maior competição estudantil do país, reunindo milhões de participantes de todo o Brasil. Embora seja voltada para a rede pública, o certame também reserva espaço para instituições privadas, como o Sesc.

Alegria e conquista

É sobre somar conquistas. Para Bernardo, a medalha tem um significado especial. “Foi muito legal, porque é a primeira vez que eu recebo uma medalha desse tipo, ligada à escola e a uma matéria. Já tinha participado de outras competições, mas não nesse nível. Fiquei muito feliz em ter mais uma medalha para levar para casa”, contou o estudante.

Ele lembra que foi inscrito na competição pela professora de matemática, de acordo com o desempenho ao longo dos anos. “Algumas questões da prova foram difíceis, mas consegui me sair bem. Agora fica o orgulho e a vontade de continuar participando”, afirmou orgulhoso, lembrando o esforço dedicado aos estudos.

A mãe, Mara Núbia Moreira Trindade, não escondeu a emoção de acompanhar o desempenho do filho. “Acho que fiquei mais empolgada que ele quando vi que tinha passado para a segunda fase. Assistimos juntos a vídeos de provas anteriores, para ele entender melhor como seria o desafio. Bernardo é muito dedicado, e para nós é só orgulho”, comemorou.

Segundo ela, o apoio dos professores e a rotina de estudos no Sesc foram fundamentais para o resultado. “Sempre quis que ele estudasse no Sesc. Aqui encontramos acolhimento e uma educação de qualidade, que valoriza não só os conteúdos, mas a formação humana”, completou.

Incentivo da escola

A coordenadora pedagógica do EFAF, Laura Marques Goulart de Alcântara, ressaltou a importância da conquista para a comunidade escolar, destacando que “é muito importante ter um aluno premiado na OBMEP. O Bernardo é dedicado e, apesar da timidez, tem mostrado o quanto a matemática pode transformar. Ele gosta muito de computador, de jogos, então, é o mundo dele. Acho que esse é um dos facilitadores para que ele tenha conseguido alcançar esse mérito. E além do mérito dele, o engajamento dos professores é fundamental. A cada ano cresce o interesse dos estudantes em participar, e nossa missão é continuar incentivando, porque, mais que uma competição, é uma preparação para a vida”, completou.

O presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, parabenizou o estudante pela conquista. “O resultado do Bernardo representa não apenas o mérito individual, mas também o esforço da família, dos professores e da escola. O Sesc tem como missão promover educação de qualidade, que transforma vidas e abre caminhos para o futuro. Essa medalha é reflexo desse compromisso”, pontua.

O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, reforçou o impacto da premiação. “É motivo de grande satisfação ver um aluno do Sesc se destacar em uma competição de alcance nacional como a OBMEP. Isso mostra que, além de conhecimento, estamos cultivando dedicação, disciplina e sonhos que vão muito além da sala de aula”, disse.

Entre somas, multiplicações e divisões e jamais subtrações, a educação transforma de verdade. E na história do Bernardo, cada desafio virou degrau. Agora, com uma medalha de bronze e um sorriso tímido no rosto, ele soma mais um prêmio e também soma orgulho, esperança e o reconhecimento de um talento que brilha na sala de aula e vai muito além dos números.

O quarto dele vai ganhar mais uma medalha. Os pais, mais um motivo para sorrir com os olhos. Os professores, a certeza de que todo esforço vale a pena. Os colegas, a inspiração de que é possível chegar lá.

A Olimpíada Brasileira de Matemática é uma janela para o futuro, uma forma de revelar talentos escondidos e mostrar que a matemática pode, sim, ser apaixonante. E como disse a mãe, Mara Núbia, com a voz embargada e o coração cheio: “É bom a gente escutar isso, ouvir… é maravilhoso ouvir elogios do filho”.

No Sesc Cidadania, o sentimento é de celebração e reconhecimento. Uma instituição do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, que tem como presidente Marcelo Baiocchi Carneiro. O Sistema integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.