Publicado em 14/07/2025
Sesc Goiás lança a 2ª edição da Trilha do Emagrecimento
Iniciativa da unidade do Sesc Campinas oferece atendimento nutricional, avaliação física, atividade funcional e apoio motivacional para promover um emagrecimento saudável e sustentável
O Sesc Campinas, em Goiânia, iniciou a segunda edição da Trilha do Emagrecimento, um programa multidisciplinar voltado para pessoas com sobrepeso ou obesidade que desejam perder peso com saúde, autonomia e acompanhamento contínuo. Com duração de 60 dias, a iniciativa combina atendimento nutricional individualizado, avaliações físicas, prática de atividade funcional e suporte em grupo.
Idealizado pela nutricionista Beatriz Teixeira, em parceria com a professora Michely Mariani, do Desenvolvimento Físico Esportivo (DFE), o programa surgiu da constatação de que o processo de emagrecimento exige mais do que apenas força de vontade ou dietas restritivas. “Emagrecer vai muito além do peso na balança. Não é uma questão de simplesmente comer menos. Entendemos que o emagrecimento precisa de uma atenção 360 graus do paciente”, explica Beatriz.
Segundo a nutricionista, a proposta foi construída com base em quatro pilares: acompanhamento nutricional, incentivo à prática de atividade física, avaliações corporais e apoio comportamental contínuo. “Dentro da trilha, os participantes recebem um plano alimentar individualizado, passam por duas avaliações físicas, no início e no fim, onde participam de uma série de encontros e atividades que ajudam a entender os mecanismos do emagrecimento e a manter a motivação em alta”, detalha.
O programa também oferece a “Trilha Funcional”, uma modalidade de atividade física criada especialmente para os participantes. As aulas são realizadas no próprio Sesc Campinas em diferentes horários ao longo da semana. Embora não sejam obrigatórias, são altamente recomendadas. Quem já é aluno do Sesc e está matriculado em alguma modalidade esportiva não precisa apresentar um novo atestado, desde que o anterior esteja dentro do prazo de validade (1 ano). Já aqueles que vêm de fora, sem matrícula ou credencial do Sesc, devem obrigatoriamente apresentar um atestado médico recente, como garantia de que estão aptos a participar das atividades com segurança.
Um dos principais diferenciais da Trilha do Emagrecimento é o acompanhamento próximo e contínuo com os profissionais, o que permite agir de forma mais eficaz e prevenir recaídas. Segundo Beatriz, diferente das consultas mensais, a convivência diária em aulas, encontros e no grupo de WhatsApp fortalece o processo. Ela destaca ainda que muitos enfrentam o desafio do isolamento, e na trilha encontram apoio, troca de experiências e motivação em grupo.
Durante os dois meses de duração do programa, cada semana tem uma temática específica, como a semana da consciência, a semana da força em grupo e a semana zen. “O objetivo é promover um emagrecimento efetivo e duradouro. Não queremos que a pessoa volte a ganhar peso logo depois”, destaca a nutricionista.
A primeira edição do programa foi considerada um sucesso pela equipe, com os atendimentos voltados para os alunos que já frequentam a unidade. “A gente teve a ideia e resolveu tentar. E deu muito certo. Por isso, agora estamos com uma nova edição mais estruturada, mais bonita e com grandes expectativas”, afirma Beatriz.
As inscrições para a nova turma vão de 14 a 25 de julho, ou até o preenchimento das 50 vagas disponíveis. Os interessados precisam realizar uma avaliação física e uma consulta nutricional no período de inscrição. O início oficial da trilha será no dia 1º de agosto, com um encontro presencial obrigatório. Para participar, também é necessário apresentar atestado médico para prática de atividade física.
Os valores variam de acordo com a categoria do participante, mas o programa é aberto ao público em geral, inclusive para quem não possui credencial do Sesc. Trabalhadores do comércio e seus dependentes, por exemplo, pagam R$ 117,00.
O Sesc Campinas reforça que o programa é voltado exclusivamente para pessoas com sobrepeso ou obesidade. Gestantes e pessoas com objetivo de ganho de massa muscular, por exemplo, não se enquadram no perfil da trilha e serão redirecionadas para atendimento individualizado.
Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac Goiás e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Baiocchi Carneiro, “a promoção da saúde e da qualidade de vida da população faz parte do compromisso social do Sesc. Essas ações mostram como é possível oferecer conhecimento técnico, acolhimento e resultados concretos para transformar a vida das pessoas”.
O diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, destaca que “a Trilha do Emagrecimento é uma ação inovadora que reforça o propósito de cuidar das pessoas de forma integral e promover da melhor forma o bem-estar dos goianos”. O Sistema Fecomércio, ao qual o Sesc e o Senac estão vinculados, integra a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), presidida por José Roberto Tadros.
A nutricionista Beatriz Teixeira reforça: “A trilha é um programa completo, com acompanhamento de 60 dias. Onde quem se inscrever vai encontrar um espaço de acolhimento, informação e motivação para transformar sua vida”. As inscrições vão até o dia 25 de julho, na unidade do Sesc Campinas, em Goiânia. Saúde de qualidade é com o Sesc Goiás.